Loading…
Festival Zen has ended
No Botão "Schedule" pode selecionar a opção "Grid"para ter uma visão do encadeamento das aulas e da sua duração.
Se passar o cursor sobre a sessão verá uma descrição resumida desta, podendo clicar sobre a sessão para ver todos os detalhes.
Conheça os Facilitadores, Artistas, Terapeutas e os diversos expositores e apoios presentes no Festival Zen clicando nos botões.
Pode usar os filtros para seleccionar todas as sessões de um mesmo género, por sala ou data. 

Clique aqui para Bilhetes.
Sunday, March 26 • 10:30 - 11:45
Jogos Cooperativos e o Espírito do Yoga
O conceito de Yoga no seu sentido original significa “união” entre o ser individual e a Consciência Infinita. Para este objetivo ser alcançado, que no fundo é o que realmente todos estamos à procura de forma consciente ou inconsciente, é fundamental uma série de práticas que nos ajudem a avançar nessa direção. 

Por um lado, temos as práticas pessoais que nos ajudam ao desenvolvimento interior: ásanas, meditação, kiirtan, alimentação subtil, etc. Mas a tarefa não termina aqui, já que nos encontramos inseridos em sociedades e comunidades, ou seja interagimos com o nosso contexto. Isto influencia em grande medida, o nosso percurso pelo Infinito. Dia-a-dia temos que interagir com muitas pessoas nos nossos trabalhos, na escola, na rua ou mesmo em casa com a família. Ou seja, vivemos em comunidade e somos comunidade.

Entretanto, muitas vezes por diferentes razões estas vivências são uma grande batalha… Então, como fazer para sincronizar e harmonizar o nosso mundo individual com os nossos contextos sociais-comunitários num sentido evolutivo? Há diferentes ferramentas para isto e uma muito peculiar são os jogos cooperativos.

Os jogos cooperativos são dinâmicas lúdicas, interactivas, grupais de aprendizagem pessoal e colectiva, com uma visão prática e de maneira divertida. Nestas vivências jogamos e refletimos de forma “activa” e conjunta sobre as nossas atitudes e maneiras de ver o mundo que operam no nosso quotidiano. 

Os jogos cooperativos desafiam-nos a aumentar a nossa auto-confiança e confiar nos outros. Fazem-nos pensar não só na nossa pessoa como também agir solidariamente em relação às outras pessoas à nossa volta. Nestas dinâmicas procura-se profundamente um melhor “estado de união” connosco mesmos e com os demais de maneira prática e brincalhona, já que isto é fundamental para a evolução integral de todos. E como diz o velho adagio chinês: “Que todos estejemos bem, faz-me bem!” 

Facilitadores
avatar for Prahlad Fernando Aranda

Prahlad Fernando Aranda

Artista visual por profissão e yogui por convicção. Começou a practicar Yoga e Meditação há 8 anos sob a tutela dos monjes de Ananda Marga na Cidade do México. Desde então, assumiu a missão de seu Mestre como a sua: “Auto-realização e Serviço desinteressado pela Humanidade... Read More →

Apoios
avatar for Ananda Marga Lisboa

Ananda Marga Lisboa

Ananda Marga significa “Caminho da Bem-Aventurança“. | | Na Ananda Marga dedicamo-nos a procurar e a ajudar a reencontrar esse equilíbrio através da prática de meditação, posturas de yoga, de uma dieta saudável, entre outras práticas. A nossa abordagem é em ambiente... Read More →


Sunday March 26, 2017 10:30 - 11:45
7 - Sala